Restaurante Angeline
Phone: 2638-5737
Website: www.angelinerestaurante.com.br
NA FRONTEIRA ENTRE ITÁLIA E FRANÇA
O novo restaurante Angeline evoca o charme francês e a fartura italiana, em agradável ambiente no Brooklin
Localizado em uma charmosa rua de paralelepípedos, ao lado de uma ampla praça, o restaurante Angeline chama atenção pela sua simplicidade chic e atenção aos detalhes, como as luminárias moderninhas que combinam com as paredes vermelhas e os utensílios de cozinha vintage, pendurados em uma parede com tijolos aparentes.
Em uma sala única de pé direito alto (com 160 m²), sua decoração reflete as duas grandes paixões do proprietário Christophe Pittavino: a gastronomia e a arte. Em nichos iluminados na parede central, obras de arte dos séculos XVII a XIX – algumas à venda, pelo preço certo –, com destaque para jóias da Art Nouveau e Art Deco, como vasos Gallé, Daum Nancy ou Le Verre Français, bem como uma chryselephantine (escultura de bronze e marfim) do escultor Guilbert, conferindo personalidade ao local.
Francês de origem italiana, Christophe Pittavino sempre quis trabalhar com culinária. Aprendeu a cozinhar no bistrô que a mãe e a tia tinham em Saint-André, no sul da França, mas por pressão do pai, acabou se formando em Engenharia e Administração – dividindo seu tempo entre o restaurante da mãe e a construtora do pai. Arrumou as malas para o Brasil em 1994, quando fez uma exigência à próxima empresa que o contratasse: que o transferisse para outras localidades do globo, já que sentia ser hora de expandir seus horizontes.
No Brasil, buscava sempre estagiar e trabalhar em projetos relacionados à gastronomia em seu tempo livre, aprendendo o ofício sob a tutela do mestre da pâtisserie Chef Fabrice Le Nud e do renomado Chef Patrick Ferry. A inspiração para seu restaurante, no entanto, vem de sua mãe, chamada Annie Angeline – quem realmente deu início à sua história e originou algumas receitas do menu de jantar, como o Coelho en gibelote, o Camarão Provençal (salsa, alho, brunoise de tomate com risoto puxado no mesmo molho) e a Pera Belle Hélène, que servia em seu bistrô.
No menu franco-italiano do Angeline, Christophe aposta em receitas simples e muito saborosas, porções fartas e variadas opções que atendam a paladares diversos, com nítidas influências do sul da França. Com dois cardápios disponíveis – um para o almoço, mais amplo e descontraído, com opções de bistrô; e um para o jantar, mais enxuto e elaborado, perfeito para encontros românticos ou ocasiões especiais – privilegia os sabores e ingredientes frescos, como a típica culinária italiana, e a cuidadosa apresentação, tradicionalmente francesa.